top of page

COMO DEFINIR O ESPAÇAMENTO ENTRE AS TERÇAS?

Agora que já conhecemos os nomes dos elementos de um galpão em estrutura metálica (se não viu corre lá no blog e veja o post), podemos então entender como é feita a concepção estrutural.



Terças são os elementos responsáveis por fixar as telhas e transferir as cargas do telhado às vigas principais. Para telhados com telhas menores (cerâmicas, de concreto, de vidro e etc) podem ainda ter os caibros e as ripas para fixação delas. Mas no caso de estruturas metálicas, geralmente utilizamos telhas de formatos maiores, como as de fibrocimento, metálicas e policarbonato.


O que define então o espaçamento entre as terças é primeiramente o vão livre que a telha é capaz de suportar, esta informação é encontrada nos catálogos técnicos das telhas.


Outro fator que influencia no espaçamento entre as terças é o próprio dimensionamento dela. Se a peça não está sendo aprovada pela flecha ou esforços solicitantes, então diminuímos o espaçamento entre as terças para que a carga possa ser dividida em mais peças.


Fatores do projeto arquitetônico também podem influenciar o espaçamento entre as terças, como a fixação da iluminação por exemplo.


Por fim, cada caso deve ser analisado por um profissional habilitado para que se possa obter a melhor solução ao final do projeto. Quer saber mais sobre estruturas metálicas? Fica ligado aqui que traremos muitos conteúdos relevantes sobre o tema.


1.046 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page