top of page

Como economizar no projeto de instalações elétricas?

Projetar é fácil! Difícil é fazer um projeto economicamente viável.


Quase em todas especialidades é assim, você pode ter várias soluções para uma mesma obra, a mais cara e a mais barata são muitas vezes diferenciadas por detalhes bem pensados.



No caso de uma instalação elétrica, os condutores (fios e cabos) são os itens que podem encarecer ou baratear mais significativamente o custo final. Quando mais fino (de menor diâmetro) a bitola de um condutor, mais barato ele será.


Reunimos a seguir algumas soluções que influenciam no dimensionamento da instalação e que se bem planejadas podem garantir uma boa economia ao cliente:

1) Divisão dos circuitos: quanto maior a potência instalada no circuito, maior será a corrente elétrica necessária. Portanto deve-se avaliar dividir os elementos em mais circuitos.

2) Método de instalação: eletrodutos embutidos em alvenarias, eletrodutos aparentes, em bandejas ou alguma das 73 opções da NBR 5410. O método interfere diretamente dissipação de temperatura, consequentemente na capacidade de condução dos condutores e no seu dimensionamento.

3) Posição do quadro de distribuição: quanto maior a distância em que a energia elétrica percorrer, maior a queda de tensão e maior o diâmetro do condutor. Por isso o quadro deve ter a posição bem pensada para trazer economia.

4) Agrupamento de circuitos dentro do eletroduto: a junção de vários circuitos dentro de um mesmo eletroduto gera um aumento na temperatura interna, assim, a capacidade de condução de corrente dos condutores é afetada. Como geralmente o custo de um eletroduto é bem menor do que do cabo, às vezes vale a pena dividir os circuitos em mais eletrodutos. Agilizando também a execução do eletricista na hora de passar os cabos.


Lembre-se que essa análise não é feita simplesmente por softwares, leva tempo e esse tempo pode representar um prazo maior na entrega dos projetos ou um custo mais elevado do profissional. É muito difícil ter um projeto bem elaborado, rápido e com baixo custo. A economia no projeto pode representar um grande prejuízo na obra.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page