Buscar
  • Engª Caroline Brockveld

COMO TER UM CHUVEIRO “DE HOTEL” COM ALTA PRESSÃO?

Um banho relaxante muitas vezes é tudo que precisamos ao final do dia, mas ninguém merece ficar correndo atrás das gotas não é mesmo?



Algumas soluções pensadas desde a fase inicial do projeto de arquitetura até a completa execução podem ser adotadas, são elas:

1. O próprio chuveiro pode fazer diferença, mas não terá um bom desempenho de não tiver a pressão necessária.

2. A pressão mínima é de 1 m.c.a pela NBR 5626/2020, mas alguns fabricantes indicam valores maiores, então confira a pressão ideal para o modelo que você escolher.

3. Elevar a caixa d’água, afinal a pressão é calculada pela altura de coluna d’água.

4. Aumentar o diâmetro da tubulação da rede, pois quanto maior o diâmetro da tubulação utilizada, menor será a perda de pressão por atrito. 5. Diminuir a quantidade de conexões ou substituí-las por curvas, toda as vezes em que os fluidos passam por joelhos, junções, tês ou outras conexões, há uma perda de carga que é causada pela mudança de direção do fluido. 6. Diminuir a distância percorrida pela água, ou seja, deixar a caixa d’água mais perto possível dos chuveiros para evitar a perda de pressão pelo atrito na tubulação. 7. Pressurizar a rede, caso a aplicação das outras dicas não tenham sigo suficientes, essa é uma opção. Requer um investimento em bomba pressurizadora, mas pode trazer outras facilidades, inclusive arquitetônicas.


Não deixe de fazer um projeto de instalações hidráulicas para sua construção, isso garante que você tenha mais conforto, economia e menos riscos de problemas.


#arquitetura #projeto #instalaçõeshidraulicas #engenhariacivil #broka

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ATENÇÃO