top of page

O QUE PRECISA TER NO SPT?

Quando vamos construir em um terreno precisamos conhecer o solo para projetar corretamente a fundação, para esse reconhecimento é realizado o ensaio SPT (Standard Penetration Test).



O SPT determina o índice de resistência à penetração do solo (N) e consiste na montagem de um tripé no local desejado e a cravação de um amostrador no solo através de golpes com um martelete de 65 kg.


Quando você contrata um ensaio SPT, diversos itens devem estar incluídos, são eles:

- Dimensionamento da quantidade mínima de furos de acordo com a NBR 8036

- Realização do ensaio in loco de acordo com a NBR 6484

- Disponibilização da planta de locação dos furos, com referência de nível, indicação do norte e localização exata (em PDF e se possível dwg)

- Indicação do nível d’água

- Relatório de sondagem

- Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)


Junto com o SPT é realizada a coleta de amostra de solo para caracterização em laboratório, ou podem também ser realizados outros ensaios.


Ele custa em média R$800 o furo mais mobilização (em Curitiba), o que representa um valor muito pequeno quando comparado com o valor total da obra. Traz muito mais segurança para estrutura e pode trazer economia, pois o projetista não precisará “exagerar” no dimensionamento da sua fundação.


Se você gostou desse post curta e compartilhe com seus amigos que estão pensando em construir. E se você acha que pode ser útil para você no futuro, clique em salvar para encontrar mais fácil depois!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page