top of page

O QUE É BIM?

BIM (Building Information Model) significa Modelo de Informação da Construção e é uma maneira de modelar computacionalmente uma edificação, em softwares que entendem os elementos não apenas como pontos, barras e volumes, mas como elementos construtivos funcionais como paredes, vigas, portas e etc.



Um projeto em BIM possui informações muito mais detalhadas que um projeto comum, e ele facilita as alterações e a compatibilização entre todas as especialidades que envolvem uma construção (ex.: elétrica, hidrossanitária e estrutural).


Além disso, a tecnologia BIM permite visualizar um projeto de maneira mais fiel à realidade em maquetes 3D, com influência de posição solar, topografia, cores e texturas dos materiais escolhidos, facilitando o entendimento dos clientes e o diálogo com executores.

Esses softwares possibilitam a geração de quantitativos mais precisos (consequentemente menos desperdício), compilando dados de cronograma e orçamento da obra também. É uma maneira de projetar que já está disseminada pelo mundo, e ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro.


A partir de 2021, o uso do BIM será obrigatório para todos serviços de engenharia prestados para o Governo Federal. A Broka Projetos trabalha com projetos em BIM, através de softwares como Revit, CypeCad e Metálicas 3D.



Fonte da imagem: Renzeti Arquitetura e Construção

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page