Buscar
  • Engª Caroline Brockveld

PROBLEMAS EM OBRAS SEM ENGENHEIRO

Todo engenheiro em atuação já viu e ouviu inúmeras gafes em obras originadas pela falta de um projeto bem realizado. E aqui na Broka não é diferente! Hoje vou trazer alguns casos reais de problemas que já tive conhecimento:



1. O empreiteiro e o proprietário, dispensaram a proposta e disseram que não precisava de projeto de instalações elétricas. Depois quando fui visitar a obra, o interruptor para acender a luz do banheiro atrás da porta: no caso a pessoa teria que entrar no banheiro no escuro e fechar a porta para conseguir acender a luz do banheiro, além de apagar com a porta fechada antes de sair.


2. Terreno com mais de 50% de área de preservação. O vendedor disse ao cliente que já tinha projeto aprovado para o terreno com mais de 5 mil m², cliente comprou. Anos depois ao investigarmos o lote encontramos mais áreas de preservação que o esperado e o cliente não poderá construir como havia planejado.


3. Fissuras, trincas, rachaduras em elementos estruturais. O proprietário pediu orçamento para os projetos de uma casa e escolheu construir sem projeto estrutural. Após a obra pronta entrou em contato pedindo visita para analisar estrutura que estava cedendo, porta que não abria devido à alta deformação de uma viga.


4. Condomínio construiu cobertura para salão de festas em esquadrias de alumínio sem projeto estrutural. A ideia inicial era um vão de 8 metros livre, mas a estrutura começou a ceder e colocaram um pilar central. Durante a instalação, mesmo com o pilar a mais a estrutura ainda estava “mole” e se movia com o vento. Tiveram que desmontar tudo, contratar um projeto e refazer a estrutura, tendo o custo dobrado para execução da obra e o tempo perdido para os condôminos utilizarem o novo salão de festas.


Qual você acha que foi o pior problema? Comenta aqui!


#obra #projeto #engenharia #brokaprojetos

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo