top of page

Qual a potência mínima de iluminação para cada ambiente?

Assim como as tomadas, para uma correta e mais proveitosa distribuição de iluminação no ambiente é necessário ter um projeto de interiores bem definido e a realização do estudo luminotecnico.



De qualquer maneira, esses estudos também devem obedecer a potência mínima de iluminação como determina a NBR 5410 para o projeto de instalações elétricas:

- Em cada cômodo deve haver ao menos 1 ponto de luz fixo no teto comandado por interruptor (sendo permitida iluminação fixada na parede para hotéis, lavabos, escadas e etc.)

- Em cômodos com área de até 6 m² deve ser prevista uma potência de pelo menos 100VA.

- Em cômodos com área superior a 6 m² deve ser prevista uma potência de pelo menos 100VA para os primeiros 6 m², acrescida de 60 VA para cada aumento de 4 m² inteiros.


Lembrando que esta potência é destinada a iluminação para efeito de dimensionamento, não necessariamente será a potência nominal das lâmpadas. Mas esta norma em breve deve ser revista, tendo em vista que as lâmpadas LED possuem potências de consumo muito inferiores às incandescentes e fluorescentes que eram mais comuns na data de redação da NBR.


Além destas, existem exceções e outras exigências que devem ser observadas para atender completamente a Norma.


1.268 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page