top of page

ALVENARIA CONVENCIONAL X ESTRUTURAL

Você sabe a diferença da alvenaria estrutural para a alvenaria convencional?



Primeiramente, alvenaria é a construção de muros e paredes utilizando blocos, estes blocos podem ser de argila, pedra, concreto, vidro, até de plástico e garrafas pet!


As estruturas mais comuns no Brasil (por isso chamadas de convencionais), são constituídas por vigas, pilares e lajes de concreto armado e a alvenaria (geralmente de blocos cerâmicos) só possui função de fechamento/vedação.


Já no caso da alvenaria estrutural, quem executa o papel de sustentar a estrutura são as paredes, através de blocos (geralmente de concreto). As mais antigas construções da humanidade são de alvenaria estrutural com blocos de pedras. Muitas pontes, castelos, igrejas foram construídos assim e possuem centenas de anos.


Qual em uma edificação de alvenaria estrutural você NÃO pode intervir nas paredes! Ou seja a principal diferença? Em uma reforma, você não pode tirar paredes nem quebrar elas para fazer passagem de instalações hidráulicas e elétricas.


Ta, e como funciona em caso de vazamento/manutenção? Você deve contratar um engenheiro calculista, que vai dimensionar um escoramento que permita a quebra da parede temporariamente ou que vai apresentar a solução específica para cada caso.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page